Mentoring para Escritores

Eu acredito no poder extraordinário e beleza de autoexpressão de uma pessoa. Quem você é, é o seu presente para o mundo. Esse presente é aberto e compartilhado por meio de autoexpressão. Estou particularmente empenhada em apoiar as pessoas no sentido de serem livres para escreverem com proficiência e paixão.

Há uma frase da qual gosto muito:

“Não há maior sofrimento do que ter uma história não contada dentro de você.”

Maya Angelou falou isso e eu concordo plenamente com ela! Histórias precisam criar vida, o que nem sempre é tão fácil assim, seja por insegurança ou por falta de técnica.

Minha experiência como fortalecedora deste processo é quanto à criação de um espaço exclusivo, feito sob medida para as necessidades de cada escritor, onde este possa se identificar, acessar e estender o seu próprio propósito através da palavra escrita, de modo a de cumprir a sua intenção por escrito. Isso inclui parcerias realizando um trabalho pessoal nas seguintes áreas:

  • Criando uma declaração de intenção para o projeto escrito e os parâmetros essenciais para a realização do projeto.
  • Explorando o que isso representa para o escritor, expressando sua personalidade autêntica, pensamentos, sentimentos e experiências, bem como, determinando o que isso significa para concluir o projeto na integridade.
  • Estabelecendo uma estrutura de livro que efetivamente suporte a intenção do projeto escrito.
  • Determinando e incorporando práticas que alimentam a vida interior e a criatividade do escritor.
  • Estabelecendo um ritmo de escrita e cronograma que apoiem o processo de: conteúdo escrito, envio de conteúdo para feedback e discussão sobre o assunto.

De forma prática, aplico as premissas acima com estas ações:

  • Lendo e oferecendo feedback e sugestões sobre o conteúdo do escritor;
  • Trabalhando com o escritor para que ele possa aperfeiçoar sua escrita;
  • Guiando o escritor através das etapas de planejamento, escrita, publicação e promoção do seu livro;
  • Assistindo o escritor na criação de uma proposta do livro para a publicação de seu trabalho;
  • Guiando o escritor através de escolhas que envolvem:
    1. a análise das opções para publicação;
    2. a busca de editoras do seu gênero literário;
    3. a seleção de um revisor de texto para análise de original completo, que é o processo de correção de erros em um texto e deixando-o em conformidade com um estilo editorial aprovado em relação à ortografia, gramática, pontuação e bibliografia;
    4. a exploração de alternativas para comercializar e promover o seu livro;
    5. a recomendação de recursos para o contínuo crescimento e desenvolvimento de sua carreira como escritor.

Cada parceria de mentoring parece diferente com base nos desejos únicos, necessidades, confiança e experiência do escritor, e por isso, é algo criado caso a caso.

Aprendi, através da experiência, que nenhuma história é igual a outra porque nenhum autor ou escritor é igual — nem mesmo você, de um livro para o outro!

Assim, se você estiver mesmo interessado em desenvolver novas habilidades, envie um email e marcamos uma conversa inicial para vermos se somos indicados, um ao outro.

Tomara que sim!